As vendas no varejo avançaram 0,1% em setembro ante agosto nos Estados Unidos, informou o Departamento do Comércio nesta quarta-feira. Economistas esperavam uma alta maior, de 0,2%.

continua após a publicidade

Excluindo-se automóveis, as vendas no varejo tiveram queda de 0,3% em setembro. Nesse caso, havia expectativa de recuo de 0,1%. Em relação à venda de automóveis, houve alta de 1,8% na comparação mensal.

As vendas no varejo para agosto foram revisadas em baixa. Agora, o índice cheio mostra estabilidade, e não mais uma alta de 0,2% como antes calculado. No caso de julho, houve revisão em leve alta, de 0,7% anteriormente para 0,8%.

Excluindo-se gasolina, as vendas no varejo e de alimentos subiram 0,4% no mês em setembro. Retirando-se da conta automóveis e gasolina, houve estabilidade.

continua após a publicidade

O gasto dos consumidores representa cerca de 70% da atividade econômica nos EUA e é um sinal crucial da saúde da economia. As vendas no varejo representam grande parcela do gasto total dos consumidores.

O índice cheio das vendas no varejo não recua desde janeiro, sugerindo que os preços mais baixos do combustível podem ter deixado os norte-americanos com mais dinheiro disponível para gastar. Na comparação anual, as vendas no varejo subiram 2,4% em setembro. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade