As vendas no varejo dos Estados Unidos avançaram 0,1% em novembro na comparação com o mês anterior, para US$ 465,5 bilhões, informou o Departamento do Comércio. O resultado sugere que os consumidores mostraram-se mais cautelosos durante o mês que incluiu a eleição presidencial e a Black Friday. Analistas previam alta maior, de 0,3%.
Excluindo-se automóveis, as vendas no varejo cresceram 0,2% em novembro ante outubro. A expectativa, nesse caso, era de alta de 0,4%.
As vendas no varejo em outubro tiveram revisão e mostram alta mensal de 0,6%, quando antes apontavam para avanço de 0,8% ante setembro.
Na comparação anual, as vendas no varejo aumentaram 3,8% em novembro, um resultado forte na comparação com o início da temporada de feriados de 2015. Novembro é um mês importante, especialmente para as lojas de departamento, de roupas e vendas online. Os números mais recentes, porém, são difíceis de avaliar porque o mês passado incluiu a eleição presidencial de 8 de novembro. Alguns varejistas disseram que as incertezas eleitorais levaram consumidores a ser cautelosos no início do mês.
As vendas de carros e caminhões caíram 0,5% em novembro ante outubro, após ajustes, mas avançaram 3,3% na comparação anual. Fonte: Dow Jones Newswires.