As vendas no varejo do Japão tiveram crescimento de 0,1% em fevereiro, na comparação anual, após uma alta de 1,0% em janeiro, segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia, do Comércio e da Indústria. Trata-se do quarto avanço mensal no indicador. Após ajustes sazonais, as vendas no varejo avançaram 0,2% em fevereiro ante o mês anterior, na segunda alta na comparação mensal.

continua após a publicidade

Embora os números mostrem uma contínua melhora nos gastos dos consumidores na terceira maior economia do mundo após um período prolongado de fraqueza, eles também indicam que o consumo doméstico não acelera no nível desejado pelos formuladores da política. As vendas no varejo recuaram na comparação anual em nove dos 12 meses de 2016 no Japão.

continua após a publicidade

Economistas dizem que os gastos dos consumidores seguem modestos porque não houve aumentos significativos no país. Por outro lado, uma reação global nos preços do petróleo ajudou a elevar o gasto com combustíveis, o que apoiou o dado geral de vendas no varejo. Os gastos no varejo com combustível tiveram aumento de 10,0% na comparação anual em fevereiro. As vendas de automóveis, remédios e cosméticos também avançaram. Fonte: Dow Jones Newswires.