As vendas no varejo da China aumentaram 14,7%, para 539 bilhões de yuans (US$ 86,5 bilhões) durante a semana de feriado para celebração do Ano Novo Lunar, em comparação com o mesmo período de 2012. O ministério do Comércio informou que as vendas entre 9 e 15 de fevereiro foram puxadas por joias, roupas e alimentos.
O ritmo de alta das vendas, porém, foi menor do que o registrado durante o mesmo feriado de 2012, quando houve crescimento anual de 16,2%. O Ano Novo Lunar é o maior festival do ano na China e milhares de pessoas viajam pelo país para celebrar o momento com a família, o que resulta em aumento de gastos com consumo.
Os dados surgem enquanto a economia chinesa começa a dar sinais de retomada da força. O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 7,9% no quarto trimestre do ano passado, uma aceleração em relação ao avanço registrado no terceiro trimestre – dando fim a sete trimestres seguidos de enfraquecimento da expansão. As informações são da Dow Jones.