De acordo com números levantados pelo IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), pesquisa realizada mensalmente com os associados ao IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), houve um crescimento real de 6,9% nas vendas em janeiro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2010.
Segundo o estudo, a expectativa de crescimento real para este mês é de 8,7%, também em relação a fevereiro do ano passado. A previsão para os próximos dois meses também é de expansão das vendas reais, de 6,1% em março e de 7,7% em abril, ante os respectivos períodos de 2010.
O segmento de bens duráveis, como móveis, eletrodomésticos e materiais de construção, é o que espera as maiores taxas reais de crescimento, com 14,4% em fevereiro, 10,2% em março e 15,5% em abril.
Já o segmento de bens semiduráveis, como vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, projeta um crescimento real menos acelerado, com índices de 6,9% em fevereiro, 5,4% em março e 5,9% em abril. Por fim, o varejo de não duráveis, como super, hipermercados, farmácias, drogarias e perfumarias, prevê taxas menores de crescimento real no próximo trimestre: 6,7% em fevereiro, 4,3% em março e 4,7% em abril.