Vendas no varejo caem 15,4% em agosto ante mesmo mês de 2014, diz ACSP

As vendas no varejo paulista caíram 15,4% em agosto em comparação com o mesmo mês de 2014. A retração de julho para agosto foi de 3,7%, enquanto no ano o setor acumula queda de 6,5%. Os números são do ACVarejo, boletim mensal divulgado nesta segunda-feira, 26, pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Em relação a agosto de 2014, o segmento mais afetado pela redução das vendas foi o de lojas de departamento, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (-22,7%). Em seguida, apresentaram resultado negativo concessionárias de veículos (-22,2%), lojas de material de construção (-18,3%) e lojas de móveis e decorações (-15,4%).

Em julho, o enfraquecimento do setor teve um ritmo menor: as vendas no varejo paulista haviam encolhido 11,7% ante igual mês do ano passado.

Para a associação, a intensificação na queda é reflexo do aumento do desemprego e do recuo da renda, além do encarecimento do crédito. As vendas devem continuar caindo até, pelo menos, o primeiro trimestre de 2016, de acordo com a projeção do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV/ACSP).

“Apesar deste aprofundamento, não devemos perder a esperança na recuperação”, diz o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, em nota distribuída à imprensa. “A exemplo de todas as crises que o País já enfrentou nos últimos 50 anos, sempre houve uma saída para os processos recessivos.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo