Vendas no varejo caem 0,4% em agosto na zona do euro

As vendas no varejo dos 16 países que utilizam o euro como moeda caíram 0,4% em agosto, na comparação com julho, informou hoje a agência de estatísticas Eurostat. Em relação a agosto do ano passado, houve aumento de 0,6% nas vendas. A queda mensal na zona do euro foi a maior desde abril, ficando acima das estimativas. Economistas esperavam recuo de 0,2%.

A queda foi influenciada pela baixa de 0,7% nas vendas de alimentos, bebidas e tabaco, enquanto as vendas de produtos não alimentícios subiram 0,3%. Na Alemanha, as vendas no varejo caíram 0,2% e, na França, a queda foi de 0,8%. A Espanha registrou alta de 1,1%.

Ritmo da economia

Em outra divulgação do dia, a empresa de pesquisas Markit informou que o índice dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) composto final da zona do euro caiu para 54,1 em setembro, de 56,2 em agosto. O dado indica que a economia da região continuou crescendo no mês passado, embora a um ritmo mais lento que no mês anterior. Isso foi motivado, principalmente, pela contração em países periféricos como Espanha e Irlanda.

No entanto, o número final veio melhor que a estimativa dos economistas, que esperavam que o cálculo preliminar, de 53,8, fosse mantido. A Markit informou ainda que o índice PMI de serviços final da zona do euro recuou para 54,1 em setembro, de 55,9 em agosto, ficando acima da leitura preliminar de 53,6.

A França teve o crescimento mais forte da região pelo quinto mês seguido, com o PMI em 58,2 em setembro – abaixo, porém, dos 60,4 de agosto. A Alemanha veio em seguida, com o PMI em 54,9, de 57,2. O número indica que o ritmo de expansão da economia alemã se desacelerou para o menor nível em oito meses. Na Itália, o PMI caiu de 51,4 em agosto para 51,3 em setembro. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo