As vendas no varejo nos 16 países que utilizam o euro como moeda caíram pelo segundo mês seguido, informou hoje a agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. As vendas recuaram 0,2% em setembro ante agosto – mês que também registrou uma baixa de 0,2% em relação ao mês anterior.
O resultado surpreendeu os economistas, que esperavam um aumento de 0,2% nas vendas em setembro. Em relação a setembro do ano passado, as vendas subiram 1,1%, uma taxa anual de crescimento mais lenta do que a de 1,3% registrada em agosto. As estimativas para agosto foram revisadas em alta, dos cálculos anteriores de queda de 0,4% no mês e da alta de 0,6% no ano. As vendas de alimentos, álcool e tabaco caíram 0,1% em setembro ante agosto, enquanto as vendas de outros itens recuaram 0,3%.
A fraqueza das vendas no varejo foi disseminada pelos países da zona do euro em setembro. Na Alemanha, houve queda de 2,3% em relação a agosto. Na França, a queda foi de 0,4% e, na Espanha, de 0,6%. Na Irlanda, houve recuo nas vendas de 1,0% no período e, em Portugal, de 1,4%. Na União Europeia como um todo, as vendas no varejo recuaram 0,1% em setembro ante agosto e subiram 1,3% ante setembro de 2009. As informações são da Dow Jones.