A recuperação das vendas por parte da indústria de alimentos, a de maior peso relativo na economia do Paraná, foi a principal responsável pelo desempenho positivo da indústria paranaense de janeiro a agosto deste ano em comparação com o mesmo período de 2005. No total, o aumento foi de 4,53%, segundo a pesquisa Indicadores Conjunturais, do Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

continua após a publicidade

O gênero Produtos Alimentares teve suas vendas expandidas em 20,07%. Segunda de maior peso relativo no estado, a indústria química obteve crescimento de 7,27% nas vendas. Já o terceiro segmento mais importante da economia paranaense, de Material de Transporte, teve queda de 10,12% no faturamento de janeiro a agosto de 2006.

De acordo com o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, o período de julho a outubro é, historicamente, o de maior nível de atividade industrial, com aquecimento das vendas. ?Normalmente há uma elevação de consumo no final do ano, mas esse consumo está sendo atendido na sua maior parte por produtos importados. Somente a indústria alimentícia está se beneficiando deste pequeno crescimento da economia?, avalia. 

continua após a publicidade