A indústria do Paraná registra queda de 7,09% em suas vendas no acumulado entre janeiro e julho deste ano em comparação com o mesmo período de 2008. A informação é da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em seu relatório mensal sobre o desempenho industrial paranaense.

continua após a publicidade

Entre junho a julho, houve uma oscilação positiva de 0,34% nas vendas, desempenho inferior aos meses de julho de 2008 e 2007, quando o índice foi de 5,63% e de 3,47% respectivamente.

No ano, 15 dos 18 gêneros industriais pesquisados pela Fiep apresentaram diminuição nas vendas. Os únicos que apresentaram resultados positivos foram Edição e Impressão (aumento de 73,34%), Alimentos e Bebidas (3,11%) e Artigos de Borracha e Plástico (2,15%).

As maiores quedas foram em Couros e Calçados (-52,98%), Metalúrgica Básica (-41,33%) e Vestuário (-27,37%). “O desempenho composto para este período de sete meses sustentou-se basicamente em razão da performance positiva do agronegócio industrial”, afirma o coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt.

Emprego e salário

continua após a publicidade

Onze dos 18 gêneros industriais pesquisados registraram queda no nível de emprego no mês, provocando uma oscilação negativa de 0,1%. O emprego diretamente ligado à produção caiu 0,22%. Já a massa salarial líquida apresentou aumento de 1,24% em julho.

As horas trabalhadas cresceram 3,44% e a utilização da capacidade instalada subiu 3 pontos percentuais, situando-se em 80%, a mais elevada desde outubro de 2008, evidenciando o início do período de atividade industrial mais aquecida.

continua após a publicidade

Na avaliação de Maurílio Schmitt, “estes sinais de aumento de atividade industrial, inclusive os que se projetam para os próximos meses, devem ser vistos apenas como o efeito sazonal normal desta época do ano, e não como uma recuperação firme e segura da atividade industrial em si”.