As fortes vendas da General Motors em mercados emergentes, como Ásia e América Latina, ajudaram a companhia a registrar alta de 0,4% em suas vendas globais no segundo trimestre do ano: foram 2 405 milhões de unidades comercializadas. Enquanto isso, os negócios no principal mercado da montadora, a América do Norte, continuam fracos.
A GM disputa com a japonesa Toyota o posto de maior vendedora mundial de automóveis. No primeiro trimestre do ano, a Toyota superou a GM pela primeira vez em volume de vendas. A companhia japonesa ainda não divulgou os dados globais de segundo trimestre.
A montadora norte-americana tenta ampliar sua participação nos mercados emergentes enquanto perde espaço e reestrutura operações nos EUA. A GM está reduzindo as vendas pouco lucrativas para clientes de frota, mas o desempenho da companhia no mercado de varejo tem sido relativamente fraco.
Junho foi um mês particularmente difícil para a GM nos EUA, uma vez que as vendas declinaram 21,3%. No segundo trimestre como um todo, as vendas da montadora caíram 7% na América do Norte, somando 1,2 milhão de veículos.
A fraqueza no mercado doméstico foi, contudo, contrabalançada pelo desempenho no exterior. As vendas gerais da GM fora dos EUA totalizaram 1,39 milhão de unidades entre abril e junho – na região Ásia/Pacífico, o avanço foi de 8,2%, para 337,855 mil unidades, enquanto na América Latina, África e Oriente Médio a alta foi de 20%, para 293,3 mil veículos. A GM também registrou elevação de 4,7% nas vendas na Europa, para 574,246 mil unidades.
No acumulado do primeiro semestre, as vendas globais da montadora cresceram 1,7%, totalizando 4,67 milhões de veículos. A GM diz que caminha para ter o melhor segundo semestre em vendas de sua história.
O gerente de análise de vendas da companhia, Paul Ballew, disse em teleconferência que as tendências para a economia global seguem favoráveis, apesar das pressões competitivas na América do Norte.
A participação no mercado global da montadora foi de 13,3% no segundo trimestre, acima dos 13% do primeiro trimestre, mas levemente abaixo do registrado em igual período de 2006. A montadora ganhou participação em todos os mercados em que atua, com exceção da América do Norte. As informações são da Dow Jones.