Vendas mundiais da GM crescem 1,7% no 1.º semestre

As fortes vendas da General Motors em mercados emergentes, como Ásia e América Latina, ajudaram a companhia a registrar alta de 0,4% em suas vendas globais no segundo trimestre do ano: foram 2 405 milhões de unidades comercializadas. Enquanto isso, os negócios no principal mercado da montadora, a América do Norte, continuam fracos.

A GM disputa com a japonesa Toyota o posto de maior vendedora mundial de automóveis. No primeiro trimestre do ano, a Toyota superou a GM pela primeira vez em volume de vendas. A companhia japonesa ainda não divulgou os dados globais de segundo trimestre.

A montadora norte-americana tenta ampliar sua participação nos mercados emergentes enquanto perde espaço e reestrutura operações nos EUA. A GM está reduzindo as vendas pouco lucrativas para clientes de frota, mas o desempenho da companhia no mercado de varejo tem sido relativamente fraco.

Junho foi um mês particularmente difícil para a GM nos EUA, uma vez que as vendas declinaram 21,3%. No segundo trimestre como um todo, as vendas da montadora caíram 7% na América do Norte, somando 1,2 milhão de veículos.

A fraqueza no mercado doméstico foi, contudo, contrabalançada pelo desempenho no exterior. As vendas gerais da GM fora dos EUA totalizaram 1,39 milhão de unidades entre abril e junho – na região Ásia/Pacífico, o avanço foi de 8,2%, para 337,855 mil unidades, enquanto na América Latina, África e Oriente Médio a alta foi de 20%, para 293,3 mil veículos. A GM também registrou elevação de 4,7% nas vendas na Europa, para 574,246 mil unidades.

No acumulado do primeiro semestre, as vendas globais da montadora cresceram 1,7%, totalizando 4,67 milhões de veículos. A GM diz que caminha para ter o melhor segundo semestre em vendas de sua história.

O gerente de análise de vendas da companhia, Paul Ballew, disse em teleconferência que as tendências para a economia global seguem favoráveis, apesar das pressões competitivas na América do Norte.

A participação no mercado global da montadora foi de 13,3% no segundo trimestre, acima dos 13% do primeiro trimestre, mas levemente abaixo do registrado em igual período de 2006. A montadora ganhou participação em todos os mercados em que atua, com exceção da América do Norte. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo