A atividade de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, de maior peso na pesquisa de comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada hoje, registrou aumento de 1,0% nas vendas em novembro ante outubro. Na comparação com novembro de 2008, as vendas desse segmento subiram 8,2%.
Mais cedo, o IBGE informou que as vendas totais do varejo subiram 1,1% em novembro em relação a outubro e 8,7% na comparação com novembro de 2009.
Em relação a outubro, três das dez atividades pesquisadas registraram queda nas vendas: tecidos, vestuário e calçados (baixa de 0,3%), livros, jornais, revistas e papelaria (recuo de 1,1%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (redução de 1,9%). A maior expansão nesta base de comparação foi apurada em móveis e eletrodomésticos (alta de 5,9% nas vendas).
Na comparação com novembro de 2008, todas as atividades registraram crescimento nas vendas em novembro de 2009, sendo que as maiores variações foram apuradas em veículos e motos, partes e peças (alta de 37,1%), equipamentos para escritório e informática (avanço de 19,2%) e móveis e eletrodomésticos (aumento de 13,9%).