Vendas do varejo nos EUA sobem 2,9% em dezembro

As vendas das varejistas dos EUA no conceito mesmas lojas (abertas há pelo menos um ano) cresceram 2,9% em dezembro, acima da previsão de aumento de 2%. Com isso, as varejistas conseguiram deixar para trás o péssimo Natal de 2008 e puderam elevar as estimativas para ganhos no quarto trimestre de 2009.

Várias empresas aumentaram as projeções para o lucro, como Macy’s, Target, Limited Brands – que pertence à Victoria’s Secret -, American Eagle Outfitters e Ulta Salon Cosmetics & Fragrance. A melhora nas vendas, embora tenha como referência os dados fracos de 2008, mostram que algumas varejistas estão começando a ter aumento na receita. Isso será necessário neste ano, conforme as medidas de cortes de custo que protegeram os lucros e as margens em 2009 forem encerradas.

Embora muitas lojas tenham superado as expectativas, algumas ainda parecem envolvidas nas dificuldades geradas pela crise financeira global. J.C. Penney registrou queda de 3,8% nas vendas em dezembro, em linha com as previsões. No segmento de roupas para crianças e adolescentes, Abercrombie & Fitch registrou queda de 19%. As vendas da Gap (alta de 2%) e da Limited Brands (baixa de 2%) não atingiram as metas dos analistas, mas foram boas o suficiente para que a Limited Brands elevasse a estimativa para o ganho trimestral.

Entre os desempenhos positivos, TJX, que compra itens abaixo dos preços de atacado e os revende com grandes descontos em suas lojas T.J. Maxx e Marshalls, teve alta de 14% nas vendas, mais que o dobro do esperado. As lojas de departamento também superaram as estimativas. Saks teve alta de 9,9% nas vendas e Nordstrom registrou aumento de 7,4%. As vendas no conceito mesmas lojas da Macy’s cresceram 1%, mas na internet saltaram 29%. Ontem, Bed Bath & Beyond informou que suas vendas subiram 7,3%.

As lojas de preços baixos também tiveram resultados sólidos em dezembro. BJ’s Wholesale Club teve alta de 2,7% nas vendas, enquanto a concorrente Costco Wholesale obteve aumento de 2%. Target surpreendeu com um crescimento de 1,8% nas vendas, após dois meses de declínios, e disse que seu lucro no quarto trimestre de 2009 vai superar as expectativas. As vendas da Aeropostale subiram 10% e as da Sears Holdings avançaram 0,4%. As informações são da Dow Jones.

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