São Paulo – As vendas de Natal nos shopping centers este ano foram de 10% a 12% superiores às registradas no ano passado. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (26), são da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Segundo o presidente da entidade, Nabil Sahyoun, o resultado é o melhor já obtido nos últimos 10 anos.
De acordo com a Alshop, as vendas de artigos de vestuário tiveram crescimento da ordem de 18% em comparação ao Natal do ano passado. A comercialização de eletrodomésticos e eletroeletrônicos teve crescimento de 20%, com destaque para televisores de plasma e LCD, desktops e notebooks.
O mesmo resultado foi obtido nas vendas de produtos da linha branca (geladeiras, fogões, lavadoras e microondas), impulsionado pela expansão imobiliária e também pelas trocas de aparelhos.
?O desemprego diminuiu, os cartões de crédito estão chegando a dar 10 vezes sem juros, há expansão dos crediários das grandes redes, há elasticidade do crédito, esses têm sido os bons motivos para esse desempenho?, afirmou Sahyoun.
O presidente da entidade destacou que o aumento de renda das classes mais baixas, a diminuição das taxas de juros e a queda dos preços de produtos importados também contribuíram para o resultado.
A Alshop ainda aponta a geração de aproximadamente 93 mil novas vagas temporárias nesse final de ano nas lojas de shopping. O crescimento, em relação ao ano passado, foi de 10%, com chance de 25% dos contratados ingressarem no quadro fixo das empresas.