Os dados do SPC Brasil, divulgados hoje pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, mostram que em 2009 houve crescimento das vendas do comércio e, ao mesmo tempo, redução da inadimplência. As consultas ao SPC para realização de compras a prazo ou pagamento em cheque cresceram 19,56% em dezembro do ano passado, na comparação com novembro. Em relação ao último mês de 2008, as consultas subiram 5,06%. Com isso, em 2009, as consultas cresceram 3,07%, na comparação com o ano anterior.
O crescimento das consultas reflete um aumento das vendas, já que, para efetivar uma venda a prazo ou uma transação com cheques, o lojista precisa consultar o cadastro do SPC para saber qual a situação de crédito do consumidor.
Além do crescimento nas vendas, também foi identificada uma importante redução da inadimplência. Os registros no SPC recuaram 4,98% em dezembro do ano passado em relação a novembro e 3,02% ante dezembro de 2008. Na comparação entre 2008 e 2009, os registros de inadimplência caíram 14,9%.
A redução dos registros no SPC é uma boa notícia, porque cada cadastro desse equivale a um consumidor inadimplente que teve sua dívida protestada pelo lojista.