Foto: Divulgação

Consumo de calçados foi grande no último mês.

continua após a publicidade

As vendas do comércio varejista no Paraná cresceram 6,3% em agosto na comparação com o mesmo período do ano passado. O desempenho, apesar de positivo, ficou abaixo da média do País, que foi de 9,9% – o melhor resultado alcançado pelo setor para o mês de agosto desde 2001. Com isso, as vendas acumulam, no ano (janeiro a agosto), crescimento de 7,1% no Paraná e de 9,7% em nível nacional. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 6,5% e 9%, respectivamente. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Dos nove segmentos pesquisados, dois registraram queda nas vendas no Paraná em agosto: combustíveis e lubrificantes (-0,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-12,5%). Em nível nacional, todos os setores tiveram aumento nas vendas.

Entre os segmentos com desempenho positivo no Estado, destaque para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que registraram crescimento de 6,5%. O setor que inclui apenas hiper e supermercados cresceu 6,7%. Outros ramos que registraram aumento nas vendas foram tecidos, vestuário e calçados (14,6%), móveis e eletrodomésticos (14,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,1%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (15,2%), além de outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,7%).

Quanto ao valor nominal das vendas, houve avanço de 10,4% no Paraná na comparação com agosto do ano passado. Na média do País, o aumento foi maior, de 13,2%.

continua após a publicidade

De acordo com Nilo Lopes, da Coordenação de Comércio e Serviços do IBGE, o comércio vem mantendo o ritmo de crescimento em função das condições favoráveis da economia, como a estabilidade da inflação, políticas favoráveis de salário, aumento do emprego, juros menores e ampliação dos prazos de financiamento. Segundo Lopes, as vendas do Dia dos Pais também contribuíram para o avanço do comércio, pois foram melhores neste ano do que em 2006. Apenas quatro estados apresentaram queda nas vendas em agosto: Roraima (-6,4%), Rondônia (-6,1%), Piauí (-3,5%) e Acre (-2,8%). As maiores altas foram no Mato Grosso (17,2%) e em Mato Grosso do Sul (13,8%).

Ampliação

Já no comércio varejista ampliado – que inclui outras duas categorias -, o desempenho das vendas do comércio do Paraná foi melhor: crescimento de 14,1% em agosto, contra 14,9% da média nacional. O destaque ficou por conta do comércio de material de construção, que registrou aumento de 23,6% nas vendas, bem acima da média do País que foi de 10,2%. 

continua após a publicidade