As vendas de veículos no mercado brasileiro somaram 133.269 unidades na primeira quinzena deste mês, o que representa alta de 8,54% ante período correspondente de 2008. Comparando-se com os primeiros quinze dias de maio, vê-se um avanço de 10,68%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Os dados incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

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Levando-se em conta o desempenho de todos os segmentos analisados pela Fenabrave, o que inclui motos e implementos rodoviários, o setor automotivo vendeu 205.954 unidades na primeira quinzena de junho, com recuo de 6,92% sobre os quinze dias iniciais de junho de 2008 e uma alta de 5,01% ante maio.

Considerando apenas automóveis e comerciais leves, as vendas subiram 11,21% entre maio e junho, totalizando 128.103 unidades. No confronto com a primeira quinzena de junho de 2008 também se vê elevação, de 10,38%. Já a comercialização de caminhões e ônibus, com 5.166 unidades na primeira quinzena de junho, declinou 1% na comparação mensal e 23,11% na base anual.

Segundo a Fenabrave, nos primeiros quinze dias de junho foram vendidas 69.011 motocicletas, baixa de 5,06% ante intervalo correspondente de maio e de 26,53% sobre junho do ano passado.

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As vendas de implementos rodoviários somaram 1.770 unidades em junho, o que indica um salto de 62,53% sobre os 15 primeiros dias de maio. Contudo, na comparação com o mesmo período do ano passado, foi registrada uma queda de 24,39%.

A Fiat liderou os emplacamentos de automóveis na primeira metade de junho, com 26,3% do mercado. A participação da Volkswagen ficou em 24,87%, segundo os dados da Fenabrave. Na sequência estão General Motors (20,06%) e Ford (9,77%). A Renault é a quinta colocada, com 4,57% das vendas de automóveis, seguida da Honda (4,42%).

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Na primeira quinzena de maio, as vendas de automóveis estavam assim divididas: 27,91% para Fiat, 26,97% para Volkswagen, 18,25% para a General Motors, 8,97% para a Ford, 4,4% para a Honda e 4,12% para Renault.