As vendas de automóveis na China aumentaram 63,6% em julho, em relação ao ano passado, para 1,09 milhão de unidades, no quinto mês consecutivo em que as vendas superaram a marca de 1 milhão, impulsionadas pela recuperação na economia doméstica e por políticas de apoio do governo, informou a Associação de Fabricantes de Automóveis da China (CAAM, na sigla em inglês). Em comparação, as vendas de automóveis nos Estados Unidos em julho totalizaram 997.824 unidades, abaixo do total chinês.
No período de janeiro a julho, as vendas na China aumentaram 23,4% ante igual intervalo do ano passado, para 7,2 milhões de unidades. O vice-presidente administrativo da CAAM, Dong Yang, disse que a previsão da associação para as vendas de automóveis na China este ano, de 11 milhões de unidades, é definitivamente alcançável. “Eu agora posso dizer com certeza que isso não será um problema”, afirmou ele em entrevista coletiva.
O forte aumento em julho na comparação anual também se deve, em parte, à fraqueza das vendas no ano passado. Embora as vendas tenham sido fortes no primeiro semestre de 2008, elas começaram a desacelerar em julho conforme a economia se enfraquecia e não se recuperaram até fevereiro deste ano, depois que o governo introduziu medidas de estímulo. Em julho, as vendas de veículos de passageiro aumentaram 70,5% ante julho do ano passado, para 832.600 unidades, enquanto as vendas de veículos comerciais subiram 44,2%, para 253 mil unidades. As informações são da Dow Jones.