Vendas de veículos crescem em outubro nos EUA

As vendas de veículos nos Estados Unidos em outubro mostraram sinais mais concretos de que a economia do país está melhorando. As vendas mensais atingiram o nível mais alto deste ano, na faixa de 10 milhões de unidades, em uma base sazonalmente ajustada.

A General Motors teve aumento de 4,7% nas vendas de veículos leves em comparação com o mesmo mês do ano passado, para 176.632 veículos. A Chrysler, porém, continuou enfrentando dificuldades, embora a queda de 30% nas vendas, para 65.803 unidades, não tenha sido tão ruim para este ano. Mesmo com a queda, a Chrysler destacou que, em relação a setembro, suas vendas subiram 6%.

A Toyota, por sua vez, vendeu 152.165 unidades, um resultado praticamente estável em relação à venda de 152.101 veículos em outubro de 2008. Outra montadora japonesa, a Nissan Motor, vendeu 60.115 veículos, um aumento de 5,6% em comparação com outubro do ano passado. Entre as montadoras alemãs, as vendas da Porsche nos EUA cresceram 15% em outubro, para 1.642 carros, enquanto as da BMW recuaram 19,1%, para 20.619 veículos. Hoje, a Ford anunciou que vendeu 3,1% mais veículos no mês passado que em outubro de 2008, totalizando 136.920 unidades. O resultado inclui as vendas da marca Volvo.

Em setembro, as vendas totais nos EUA ficaram no nível de 9,2 milhões de unidades. “A economia está em transição da recessão para a recuperação”, afirmou o economista-chefe da Ford, Emily Kolinski Morris.

As vendas melhoraram nos últimos meses, mas os desafios permanecem para o setor automobilístico. Incentivos dos governos, que estimularam as vendas em todo o mundo, estão diminuindo.

Como consequência, a recessão está desacelerando a recuperação da Ford nos EUA e derrubando as vendas para níveis históricos de baixa na Rússia. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna