Os emplacamentos de veículos novos no mercado brasileiro somaram 381.498 unidades em dezembro de 2010, o que indica uma alta de 30,20% ante o mesmo mês de 2009, segundo dados divulgados hoje pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em relação a novembro, houve um crescimento de 16,13%. Os dados incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Em todo o ano de 2010, foram vendidas 3.515.120 unidades, um aumento de 11,91% em comparação com 2009. O desempenho de dezembro e do ano de 2010 representam recordes históricos.
Considerando todos os segmentos analisados pela Fenabrave, incluindo motos e implementos rodoviários, o setor automotivo vendeu 593.013 unidades no mês de dezembro, um acréscimo de 28,73% em comparação com o mesmo período de 2009. Em relação a novembro, o crescimento foi de 19,02%. Ao longo de 2010, as vendas somaram 5.444.387 unidades, considerando todos os segmentos, o que representa um crescimento de 12,42% ante 2009.
Levando-se em conta apenas automóveis e comercias leves, as vendas em dezembro cresceram 29,97%, para 361.197 unidades, ante dezembro de 2009. Em relação a novembro do ano passado, houve alta de 15,99% no número de emplacamentos. Em 2010, foram vendidos 3.329.170 automóveis e comerciais leves, uma alta de 10,63% em comparação com 2009.
Caminhões e ônibus
As vendas de caminhões e ônibus, com 20.301 unidades em dezembro, saltaram 34,41% em relação a igual mês de 2009. Em relação a novembro de 2010, ocorreu uma elevação de 18,73%. No acumulado do ano passado, as vendas foram 41,15% maiores e atingiram 185.950 unidades.
Ainda de acordo com a Fenabrave, foram vendidas 197.405 motocicletas em dezembro, uma alta de 24,97% em comparação ao mesmo mês de 2009 e de 24,54% ante novembro. No acumulado do ano, com 1.803.864 motos vendidas, o mercado registra alta de 12,10% nas vendas de motos.
O comércio de implementos rodoviários somou 7.007 unidades em dezembro, um crescimento de 65,49% em relação ao mesmo período de 2009. Na comparação com novembro de 2010, houve um aumento de 32,51%. No ano, na comparação com 2009, a alta foi de 46,20% e as vendas atingiram 58.788 unidades.
Empresas
A Fiat encerrou o ano de 2010 como líder de vendas no mercado brasileiro, segundo os dados da Fenabrave. A empresa vendeu 760.474 unidades de automóveis no ano, o que representa 22,84% do mercado nacional. A Volkswagen aparece em segundo lugar, com 697.342 unidades e 20,95% de participação de mercado. Na sequência aparecem a General Motors (19,75%), a Ford (10,10%) e a Renault (4,82%).
Em dezembro, o ranking de vendas de automóveis e comerciais leves também teve a Fiat na liderança, com 21,98% do mercado. Em seguida aparecem Volkswagen (20,38%), Ford (10,0%), Renault (5,05%) e Honda (4,36%).