Os emplacamentos de veículos novos no mercado brasileiro somaram 262.780 unidades em junho, com queda de 12,44% ante igual período de 2009, segundo informou hoje a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em relação a maio deste ano, houve aumento de 4,65%. Os dados incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. No primeiro semestre de 2010, foram vendidas 1.579.715 unidades, alta de 8,98% ante o mesmo período do ano passado.
Considerando o desempenho de todos os segmentos analisados pela Fenabrave, que inclui motos e implementos rodoviários, o setor automotivo vendeu 411.298 unidades em junho, um declínio de 6,94% ante o mesmo intervalo de 2009. Em relação a maio, houve alta de 1,32%. Entre janeiro e junho deste ano, as vendas somaram 2.466.630 unidades, o que representa uma alta de 9,29% ante o primeiro semestre de 2009.
Levando-se em conta apenas automóveis e comerciais leves, as vendas em junho caíram 14,58%, para 247.511 unidades, ante o mesmo mês do ano passado. Na comparação com maio, houve alta de 4,97% no número de emplacamentos. Em seis meses, a alta é de 7,32%, para 1.495.693 unidades. Já as vendas de caminhões e ônibus, com 15.269 unidades em junho, saltaram 47,43% ante igual mês de 2009. Em relação a maio, ocorreu pequena queda, de 0,27%. No semestre, as vendas foram 50,19% maiores e atingiram 84.022 unidades.
Ainda de acordo com a Fenabrave, foram vendidas 138.647 motocicletas em junho, elevação de 3,19% ante o sexto mês de 2009 e redução de 3,62% na comparação com maio. No acumulado do ano, com 831.200 motos vendidas, o mercado registra alta de 8,56% nas vendas. As vendas de implementos rodoviários somaram 4.695 unidades no mês passado, expansão de 37,76% ante junho de 2009. Em relação a maio, houve retração de 15,72%. Na comparação com o primeiro semestre do ano passado, houve 43,86% de aumento e as vendas atingiram 26.470 unidades.
Liderança
Os dados divulgados hoje mostram que a Fiat liderou, com 24,31%, as vendas de automóveis e comerciais leves em junho. A Volkswagen aparece na segunda posição, com 21%, seguida da General Motors (GM), com 19,81%. A Ford, com 9,87% das vendas, e a Renault, com 3,98%, aparecem na sequência.
No primeiro semestre, o ranking de vendas de automóveis e comerciais leves está dividido da seguinte forma: Fiat (22,83%), Volkswagen (20,96%), General Motors (20,20%), Ford (10,30%) e Renault (4,32%).