A pesquisa conjuntural da Federação do Comércio do Paraná, relativa a novembro de 2002, mostrou queda nas compras e vendas do comércio de Curitiba e Região Metropolitana. Depois de um resultado positivo em outubro – graças principalmente ao Dia das Crianças – em novembro o comércio amargou perdas de – 3,98% na comparação com outubro. O acumulado do ano se manteve negativo, com -6,21%. ” A inflação, que se manteve alta em novembro, a alta do dólar e os dados positivos de outubro, graças principalmente ao segundo turno das eleições, podem ter influenciado o consumidor para se retrair no mês seguinte”, disse o presidente da Fecomércio, Rubens Brustolin, ao comentar os resultados.
O economista Vamberto Santana, consultor da Federação do Comércio do Paraná, encontra outros motivos que colaboraram na queda dos resultados quando a expectativa é de que poderiam repetir o mês anterior: “As incertezas do cenário político que se mantiveram até serem conhecidos os resultados do segundo turno da eleição, tanto para presidente como para governador; as dificuldades na economia norte-americana; além do encarecimento de produtos importados, entre outros”.
Há que se considerar, ainda, que as taxas de juros continuam elevadas para o consumidor e a renda do trabalhador se mantém em queda, segundo dados divulgados pelo IBGE. “O câmbio elevado e o redirecionamento de opções dos consumidores adiando compras ou mesmo aplicando as sobras de dinheiro, acabam atuando de forma conjunta e contribuindo para a redução da demanda interna”, explica Vamberto.
Os resultados sentidos no balcão do comércio se refletem, imediatamente, nos estoques. Queda nas vendas ocasionam queda nas compras. Assim, enquanto na porta da frente o empresário vendia, em novembro, -3,98%, na parte de trás da loja o departamento de compras recuava em 2,27% os pedidos aos fornecedores.
A engrenagem do comércio funcionou de maneira natural em novembro. Não houve queda excessiva de qualquer parte, tanto do consumidor quanto do empresário. “A expectativa é com os resultados colhidos com relação ao comportamento do comerciante e do consumidor em dezembro”, acentua Vamberto. Os primeiros levantamentos apontam para uma retomada, de compras e vendas, que pode fazer com que o comércio de Curitiba e Região Metropolitana feche o ano com saldo positivo.
Ainda segundo a pesquisa conjuntural de novembro, o emprego se manteve positivo naquele mês (1,78% na comparação com outubro) e a folha de pagamentos também: 6,53% de alta na comparação com o mês anterior.