Vendas de montadoras nos EUA sobem 13% em outubro

As vendas de carros e comerciais leves subiram 13,4% em outubro nos Estados Unidos, em meio a uma forte compra dos consumidores norte-americanos. A Ford, a Honda e a Nissan divulgaram aumento de mais de 15% nas vendas, enquanto a Chrysler disse que suas vendas subiram 37% sobre o mesmo mês do ano passado, que havia sido particularmente ruim.

No combinado de todas as montadoras, as vendas de veículos leves totalizaram 950.165 unidades em outubro, acima dos 838.133 de outubro de 2009, segundo a Autodata Corp. Mais importante que isso, o ritmo de vendas anualizado, sazonalmente ajustado, subiu para 12,26 milhões de veículos, o maior nível desde agosto de 2009, quando o programa governamental de incentivo “cash for clunkers” (dinheiro por sucata) impulsionou as vendas de carros novos. Em outubro do ano passado, o ritmo de vendas anual, sazonalmente ajustado, foi de 11,76 milhões.

Segundo Al Castignetti, chefe de vendas da Nissan na América do Norte, a indústria automotiva esperava que as vendas subissem para um nível maior nesta época do ano. “A situação está melhor do que no ano passado, mas não é o que nós esperávamos no começo do ano”, comentou.

A Toyota foi uma das poucas montadoras a registrar queda nas vendas nos EUA em outubro. Seu total de vendas recuou 4% ante o mesmo mês do ano passado, para 145.474 veículos, com uma queda de mais de 10% na venda de diversos carros populares, como o Camry, o Prius e o Corolla. A empresa teve sua imagem prejudicada este ano pelos diversos recalls causados por problemas de segurança.

A General Motors teve um aumento de apenas 4% nas vendas de veículos leves, em parte por causa da redução nas vendas para operadores de frotas, como empresas de aluguel de carros. Mesmo assim, a GM mostrou otimismo. “Nós observamos sinais de que o consumidores estão mais propensos a substituírem seus veículos”, disse Don Johnson, vice-presidente de vendas da montadora nos EUA. Mas ele alertou que uma aceleração no ritmo da recuperação da indústria depende da criação de empregos.

A Ford disse que vendeu 157.650 carros e comerciais leves em outubro, um aumento de 15,4% ante o mesmo mês do ano passado, quando a empresa vendeu 136.583 unidades e ainda era dona da Volvo. Quando o dado é ajustado com a venda da Volvo para a chinesa Geely, as vendas da Ford aumentaram 19%. O desempenho da montadora foi impulsionado por uma alta de 24% nas vendas da picape F-Series. As vendas do Fusion também tiveram um aumento de 24%.

As vendas da Honda subiram 15,6%, para 98.811 veículos, e as da Nissan aumentaram 16%, para 69.773 unidades. As vendas da Chrysler saltaram para 90.137 veículos, auxiliadas por uma forte elevação de 41% nas vendas da picape Ram. O utilitário Jeep Grand Cherokee também teve um grande aumento nas vendas.

As vendas da GM somaram 183.543 veículos. As vendas de picapes aumentaram 8%, menos do que a taxa de crescimento nas vendas de picapes da Ford e da Chrysler. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo