Vendas de material de construção crescem só 1,4% em 2012

As vendas da indústria de material de construção em 2012 cresceram 1,4%, o pior resultado desde 2009, quando o setor teve retração de 12,0%, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). No mês de dezembro, as vendas da indústria tiveram baixa de 11,2% na comparação com novembro, e queda de 3,4% ante o mesmo mês de 2011.

O resultado de 2012 ficou abaixo das previsões da Abramat. No começo do ano, a projeção era de alta 4,5%, mas o cenário fraco de vendas levou a duas revisões: primeiro para 3,4% e depois para 2,0%.

Ao longo do ano a indústria de materiais foi afetada principalmente pelo desaquecimento do setor imobiliário, que teve queda nos lançamentos de novos projetos. Além disso, o ritmo das obras de infraestrutura ficou abaixo do esperado por empresários do setor. Por outro lado, o consumo de materiais pelas famílias seguiu forte, apesar de dificuldades para conseguirem crédito para suas compras, segundo a Abramat.

A consequência desse cenário foi um crescimento menor das vendas de materiais de base, como cimento, vidro, ferro, telha, tubulações, entre outros, em comparação com os materiais de acabamento (tintas, pisos, azulejos e itens de iluminação). As vendas de materiais de base em 2012 ficaram praticamente estáveis, com leve alta de 0,1%. Em dezembro, o setor caiu 4,9% ante dezembro de 2011. Já o setor de materiais de acabamento avançou 3,8% em 2012. Em dezembro, teve queda de 1,0%.

Para 2013, a Abramat reiterou que espera alta de 4,5% no faturamento. A projeção se apoia na expectativa de ritmo mais forte de execução das obras de infraestrutura e do programa Minha Casa, Minha Vida, além das medidas de desoneração e incentivo anunciadas pelo governo federal para o setor.

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