As vendas de material de construção no varejo aumentaram 9,6% no acumulado do ano até julho em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme estudo do Ibope Inteligência divulgado pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). Com o resultado, o setor fica mais próximo da meta da entidade de crescimento para 2010, que é de 11%. No ano passado o setor teve faturamento recorde de R$ 45,04 bilhões.
No mês de julho, as vendas de material cresceram 4% ante o mês anterior e 8,5% na comparação com julho de 2009. Na avaliação da Anamaco, o desempenho das lojas polarizou o comércio no mês passado, apesar de ter ficado abaixo das estimativas das lojas. Em nota, o presidente da entidade, Cláudio Elias Conz, lembra que no mês de junho o setor registrou um desempenho abaixo do esperado em razão dos jogos da Copa do Mundo, mas agora já se observa uma pequena melhora. “Ao mesmo tempo, as expectativas para agosto são muito otimistas”, afirma Conz no comunicado, citando que 68% das lojas acreditam que as vendas vão crescer entre 10% e 20% em volume.
O dirigente destaca que os números ficaram aquém das expectativas dos lojistas, mas revelam também que o processo de recuperação já foi iniciado. Em junho as vendas recuaram 5,5% ante maio, pontuando a primeira queda em 15 meses. Em nota a entidade afirma que o mercado permanece aquecido, com a manutenção da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) até o final de dezembro, possibilitando aos consumidores planejarem suas obras, além de toda a movimentação dos programas habitacionais e das obras para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.