Vendas de grãos da Austrália para o Irã devem continuar

Exportadores australianos continuaram vendendo grãos para o Irã, já que essas relações comerciais não violam as leis internacionais, de acordo com o presidente da trading Emerald Group Australia, Alan Winney. Segundo ele, os embarques devem inclusive aumentar, por conta das sanções impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia. “Com base no que sabemos das leis internacionais hoje, podemos continuar as vendas de grãos para o Irã, mas se as regras mudarem no futuro, as avaliaremos novamente”, disse Winney, em visita a Cingapura.

Traders disseram que multinacionais de grãos continuam fazendo negócios com o Irã, já que itens médicos e alimentos estão isentos das sanções impostas por nações ocidentais por causa do programa nuclear iraniano. Eles acrescentaram que o Irã comprou de 100 mil a 200 mil toneladas de trigo australiano para abastecer os estoques de emergência, e também está comprando de outras origens alternativas aos Estados Unidos.

A produção de trigo do Irã no ano comercial 2011/12 deve recuar 11% em relação ao ciclo anterior, para 13,8 milhões de toneladas, enquanto a produção de grãos deve totalizar 18,7 milhões de toneladas, isto é, 9,7% menor, de acordo com o Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês). O país costuma importar até 5 milhões de toneladas de grãos por ano, de acordo com estimativas privadas. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna