O faturamento das empresas de distribuição de medicamentos cresceu 18,7% no terceiro trimestre de 2014 na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan). Entre julho e setembro, as vendas somaram R$ 3,23 bilhões. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, a alta foi de 7,67%.
Considerando o volume de unidades vendidas, no terceiro trimestre deste ano a entidade alcançou 203,836 bilhões de itens, um aumento de 14,03% ante igual período de 2013. Na comparação com o segundo trimestre, houve crescimento de 8,08%.
Em nota, Geraldo Monteiro, diretor executivo da Abradilan, considerou que o crescimento nas vendas dos associados está acima da média de todo o setor. No terceiro trimestre, segundo o IMS Health, as vendas no setor cresceram em volume 7,34% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
A Abradilan afirma que é responsável pela distribuição de 19% das unidades de medicamentos vendidas em todo o País. Seus 138 associados atendem 79% das 72,7 mil farmácias e drogarias do Brasil.