O Dia das Crianças em Curitiba não será diferente das demais datas comemorativas anteriores na capital – também terá queda nas vendas e no valor dos presentes, reflexos da economia retraída que deixa consumidores mais cautelosos quanto a contrair dívidas e temerosos em relação ao futuro do cenário no Brasil.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso sob encomenda da Associação Comercial do Paraná (ACP), entre os dias 28 e 30 de setembro, a expectativa dos comerciantes da capital é de uma queda nominal de 5% nas vendas para a data, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O índice representa queda real de 14%, com valores corrigidos pela inflação de 9,52%. Em 2014 com relação a 2013 a crise já se mostrava embora tímida, refletindo na queda de 4% nas vendas para o Dia das Crianças.
Dos 200 comerciantes ouvidos, 43% é o percentual dos que se mostram pessimistas quanto ao movimento comercial nos dias que antecedem o dia 12 de Outubro, ao passo que 35% esperam manter o mesmo volume de vendas do ano passado. Apenas 22% estão otimistas e esperam superar o faturamento de 2014.
Para os que aguardam movimento menor nas lojas, 69% creditam a queda à crise econômica no país, enquanto 17% destes alegaram ser o desemprego o causador da redução do consumo.