São Paulo – O presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores Ford, João Carlos Felix Teixeira, disse que as vendas de veículos devem crescer cerca de 10% em agosto em razão da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Segundo a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave), nos primeiros 15 dias do mês as vendas de carros com motores de 1.0 litro a 2 litros cresceram 28,5%, enquanto os veículos populares tiveram redução de 9% no período. Por determinação do governo, a alíquota dos carros médios a gasolina caiu de 25% para 16%. Já o IPI dos populares passou de 10% para 9% até novembro.
Teixeira disse que com a redução do imposto, as vendas de agosto dos vários modelos Ford já aumentaram quase 15% em relação ao mês anterior. Ele acredita que a Ford encerrará o mês com crescimento de mais de 10% nas vendas, o que lhe garantirá a participação de 12% a 13% do mercado.
Teixeira disse, no entanto, que o imposto não vem sendo o único entrave para a alta das vendas. Ele disse que os juros estão muito altos e impedindo os consumidores de adquirirem um carro novo. As taxas variam entre 2% e 2,5% ao mês para um veículo zero.