As vendas de carros novos nos principais países da Europa avançaram 1,4% em maio, no ritmo mais lento desde que a recuperação na demanda começou, há quase dois anos, com alguns dos principais mercados da região enfrentando dificuldades, segundo dados publicados nesta terça-feira por agentes do setor.
As vendas de carros novos na União Europeia e as realizadas no âmbito da Associação de Livre Comércio Europeia aumentaram para 1,15 milhão de veículos em maio, acima do 1,14 milhão registrado em igual mês do ano passado, segundo a Associação de Fabricantes de Automóveis Europeia (ACEA, na sigla em francês).
Dos cinco principais mercados de automóveis, as vendas de carros novos recuaram 6,7% na Alemanha e 3,5% na França. As vendas avançaram 2,4% no Reino Unido, 14% na Espanha e 10,8% na Itália.
As fabricantes de carros minimizaram o desempenho fraco de maio, citando o impacto de feriados no mês e apontando para a demanda forte em Espanha, Itália, Portugal e Irlanda, países atingidos fortemente pela crise da dívida da zona do euro, como uma evidência de que a recuperação da demanda por novos carros na Europa permanece intacta.
O diretor de vendas da Ford para a Europa, Roelant de Waard, disse que o setor estava a caminho de vender quase 16 milhões de carros e caminhonetes leves neste ano. “Este é um fato muito positivo. Antes da crise nós estávamos em 18 milhões – ainda há um longo caminho pela frente”, afirmou ele ao Wall Street Journal. “Mas eu não vejo uma desaceleração”, comentou. A Ford é a quarta maior fabricante de carros da Europa, em vendas.
Apesar do desempenho fraco em maio, as vendas de novos carros nos principais países europeus avançaram 6,7%, para 6 milhões de veículos, nos primeiros cinco meses do ano, segundo a ACEA.
A Volkswagen, maior fabricante de carros da Europa em vendas, registrou um declínio nas vendas de todas as principais marcas exceto a fabricante de carros esportivos Porsche. No total, as vendas da Volkswagen recuaram para 295.662 veículos, queda de 2% ante um ano atrás.
As vendas de carros novos do PSA Group, que inclui as marcas Peugeot e Citroën, caíram 5,2%, para 117.122 veículos, enquanto a Opel, a divisão europeia da General Motors, viu suas vendas recuarem 5%, para 79.214 veículos. As vendas de veículos da Ford caíram 0,6%, para 81.492 veículos.
A FiatChrysler Automotive e a Renault foram as que mais avançaram na Europa. As vendas da FiatChrysler subiram 9%, para 78.387 veículos em maio, puxadas pelo Jeep, cujas vendas mais que dobraram, para 7.558 veículos. A Renault, que inclui as marcas Renault e Dacia, vendeu 108.551 carros novos em maio, uma alta de 5,4% na comparação com igual mês do ano anterior. Fonte: Dow Jones Newswires.