São Paulo (AE) – As vendas de automóveis e comerciais leves em fevereiro foram inferiores às de janeiro em 3,4%, mas, na comparação com igual mês de 2005, o resultado, de 121,4 mil unidades, é 12,6% maior. No bimestre foram comercializados 247,1 mil veículos, ante 207,4 mil no mesmo período do ano passado, um crescimento de 19%.

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O balanço preliminar de emplacamento de automóveis e comerciais leves mostra que as vendas diárias no mês passado foram 18% superiores às de janeiro, levando-se em conta o número de dias úteis. Foram 6,74 mil unidades por dia, ante 5,71 mil em janeiro.

O setor espera bons resultados para março e abril, quando estão previstos importantes lançamentos. A Renault iniciará no fim do mês as vendas do novo Mégane Sedan, que está sendo produzido no Paraná. O modelo terá motor 1.6 bicombustível e 2.0 a gasolina.

Em abril, a Volkswagen lançará a SpaceFox, perua derivada do Fox que será fabricada na Argentina e exportada para o Brasil. O modelo vai ser equipado com motor 1.6 flex fornecido pela Volks brasileira. Vai disputar mercado principalmente com o Idea, da Fiat, e a Meriva, da GM.

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A Fiat liderou o mercado de automóveis e comerciais leves em fevereiro, ao participar com 24,9% das vendas. A Volks foi a segunda colocada, com 22,8%, seguida de perto pela General Motors, com 22,3%. Em unidades, a diferença de uma para outra foi de apenas 560 carros.

A Ford manteve-se na quarta colocação, com 11,9% das vendas, e a Peugeot ficou em quinto lugar, com 4%. A Honda respondeu por 3% dos negócios, seguida por Toyota, com 2,9% e Renault, com 2,8%. A Citroën fechou fevereiro com 2% de participação e as demais montadoras ficaram com os 3,4% restantes do bolo.

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O balanço completo do setor, incluindo produção e exportação, será divulgado na próxima semana pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).