A atividade industrial continuou mostrando expansão no mês de abril, segundo dados divulgados hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). As vendas reais, que medem a receita das empresas, subiram 1,6% em abril, na comparação com março, já descontados os efeitos sazonais. Em relação a abril de 2007, a expansão foi de 11,7%. No acumulado do primeiro quadrimestre deste ano, o faturamento da indústria subiu 8,7%, em relação ao mesmo período de 2007.

continua após a publicidade

As horas trabalhadas na produção aumentaram 1,1% em abril, na comparação com março, e 9,1%, ante abril de 2007. O crescimento das horas trabalhadas de janeiro a abril é de 6,7%. Segundo a CNI, a expansão na comparação com abril de 2007 é semelhante ao crescimento observado em agosto de 2004, que foi o maior da série histórica dos indicadores industriais da CNI.

Nuci

A intensificação da atividade industrial, no entanto, não veio acompanhada do aumento da utilização da capacidade instalada (Nuci). Em abril, as indústrias operaram com o nível de utilização da capacidade instalada em 83,2%, pelos dados dessazonalizados, muito próximo ao registrado em março, que foi de 83,1%. Em abril de 2007, o uso da capacidade instalada era de 82,4%. Segundo a CNI, há seis meses o indicador oscila entre 83% e 83,3%, enquanto as horas trabalhadas registram forte expansão.

continua após a publicidade

Emprego

O emprego na indústria cresceu 0,2% em abril, na comparação com março, e 4% na comparação com abril de 2007. No acumulado do ano de janeiro a abril, o número de postos de trabalho subiu 4,7% em relação a igual período de 2007.

continua após a publicidade

A massa salarial na indústria teve uma expansão de 5,3% na comparação com abril de 2007 e acumula alta de 6,2% no ano até abril. A CNI não divulga a comparação desse indicador em termos dessazonalizados com o mês anterior.