As vendas a prazo no Estado de São Paulo registraram crescimento de 3,8% em setembro ante agosto, segundo o balanço de vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Esse crescimento foi influenciado pela fraca base de comparação, justificou a associação, acrescentando que em agosto os consumidores optaram por comprar itens de menor valor para o Dia dos Pais e com pagamentos à vista.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta das vendas a prazo foi de 6,2%, mas a ACSP explicou que isso se deve ao efeito do calendário. O mês de setembro deste ano teve dois dias úteis a mais do que no ano passado.
As vendas à vista subiram 1,7% em setembro ante setembro de 2013 e marcaram queda de 10,8% na comparação com agosto. Rogério Amato, presidente da ACSP, afirmou que o consumidor está mais retraído nas compras, por isso o crescimento na passagem anual foi moderado. A queda na passagem mensal é explicada pela forte base de comparação. No acumulado do ano, as vendas a prazo sobem 1,5% e as vendas à vista avançam 1,8%.
O indicador que mede o número de consumidores inadimplentes registrou alta de 1,7% em setembro ante agosto e crescimento de 8,5% na base anual. “Os aumentos sugerem que não há sobra no orçamento do consumidor para que ele quite prestações já contratadas”, afirmou a associação.
O dado que aponta os cancelamentos de dívidas, por sua vez, cresceu 20,3% no mês passado ante agosto em decorrência das campanhas de renegociação de dívidas e da primeira parcela do 13º salário para os aposentados. Na passagem anual, o indicador apresentou alta mais moderada, de 1,8%.