As vendas a prazo na cidade de São Paulo registraram queda de 2,6% no mês de fevereiro em comparação ao mesmo período de 2012, apontam dados do Indicador de Movimento do Comércio (IMC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A associação ressalta, porém, que com o ajuste diário – já que em 2012 o mês de fevereiro teve um dia a mais pelo fato de ser ano bissexto, ,houve elevação de 1,6%.
“O desempenho das vendas do mês de fevereiro já era esperado em função da perda de um dia útil e pelo fato do carnaval ter ocorrido mais cedo, na primeira quinzena do mês, comprometendo os gastos do consumidor no restante do período”, disse o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Rogério Amato.
Na mesma base de comparação, o Indicador de Consultas de Cheque (ICH) apresentou leve queda de -0,1%. Com o ajuste da média diária, no entanto, apresentou alta de 4,2%. Os dados são baseados em amostra dos clientes da Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
O Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI) apresentou ligeira alta, de 1,0% no mês, na comparação com o mesmo período de 2012. O Indicador de Recuperação de Crédito (IRC) também registrou leve alta, de 0,8%.