As vendas no varejo da zona do euro (16 países que compartilham a moeda) subiram menos que o esperado em janeiro e registraram a oitava queda consecutiva na base anual, a maior sequência de declínio nessa comparação já registrada na história do dado, informou hoje a agência de estatísticas Eurostat. O volume de vendas aumentou 0,1% em janeiro deste ano ante dezembro do ano passado e caiu 2,2% ante janeiro de 2008. Economistas esperavam aumento de 0,2% das vendas na comparação mensal e queda de 2% ante janeiro de 2008.
O dado de dezembro foi revisado em baixa para mostrar queda de 0,3% ante novembro e recuo de 2,4% na base anual. O dado original era de estabilidade no mês e queda de 1,6% no ano.
A Eurostat informou que as de vendas varejistas de alimentos, bebidas e produtos de tabaco caíram 0,3% em janeiro ante dezembro e recuaram 2,4% na base anual. As vendas de produtos não alimentícios, como roupas, móveis e livros, aumentaram 0,4% ante dezembro, mas caíram 2,2% na comparação com janeiro de 2008. As informações são da Dow Jones.