Os dados do varejo ainda não revelam mudanças, mas os indicadores do atacado mostram que as montadoras já estão se preparando para o aumento de vendas de veículos ?não populares? nos próximos meses. Os resultados divulgados hoje (4) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) demonstram a diminuição nas vendas no atacado (para as concessionárias) de carros com motor 1.0 e o conseqüente aumento do volume comercializado de veículos com motorização entre 1.0 e 2.0 litros.
A participação dos ?populares? nas vendas caiu de 67 2% em agosto para 58,6% em setembro e a dos veículos médios subiu de 31,6% para 40,8% no período. Os modelos foram os principais beneficiados com a mudança nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos veículos, em vigor desde 1º de agosto. O tributo para os carros com motor entre 1.0 e 2.0 litros caiu de 25% para 16%. ?As vendas no atacado são feitas com base nos pedidos das concessionárias, que sinalizam para um aumento do interesse pelos não populares?, disse o presidente da Anfavea, Ricardo Carvalho. Ele prevê um equilíbrio maior entre os dois segmentos no mercado. O nicho dos ?populares? já chegou a corresponder por quase 80% das vendas.
Os dados divulgados este semana pela Federação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Fenabrave), a partir do número de emplacamentos feitos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), indicaram que os ?populares? ainda não registraram perda de participação no varejo. A parcela dos modelos 1.0 manteve-se estável em setembro, em 68,3%, contra 31 7% de market share obtido pelos não populares.
A diferença entre os indicadores das duas entidades ocorre porque as vendas no varejo da Fenabrave revelam o comportamento do consumidor no mês de setembro e os resultados de atacado da Anfavea sinalizam que as montadoras estão aumentando o estoque de carros ?não populares? em suas revendedoras, apostando num crescimento desse segmento nos próximos meses.