O volume total de combustíveis vendidos pela Petrobras no mercado interno atingiu 2,834 milhões de barris diários no terceiro trimestre de 2015, o que corresponde a uma queda de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com o segundo trimestre deste ano, houve elevação de 0,6%, influenciada por fatores sazonais específicos do setor de combustíveis e maiores vendas de diesel. Os números divulgados pela Petrobras consideram a venda de diesel, gasolina, óleo combustível, nafta, GLP e querosene de aviação (QAV), alcoóis, nitrogenados renováveis e outros e gás natural

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A comercialização de diesel, principal derivado vendido pela estatal, movimentou 953 mil barris diários, queda de 9,2% sobre o terceiro trimestre do ano passado, alinhada com o enfraquecimento da atividade econômica brasileira. Na comparação com o segundo trimestre, as vendas cresceram 3,3%.

As vendas de gasolina somaram 540 mil barris diários, queda de 12,3% sobre o terceiro trimestre do ano passado. Na comparação com o segundo trimestre, o número fica próximo da estabilidade.

Quando consideradas apenas as vendas de derivados, sem o gás natural e a categoria Alcoóis, nitrogenados renováveis e outros, foram comercializadas 2,282 milhões de barris por dia, queda de 9,9% sobre o terceiro trimestre do ano passado. Na comparação com o segundo trimestre deste ano houve alta de 1,4%.

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Em coletiva realizada no Rio de Janeiro, o diretor Financeiro da Petrobras, Ivan Monteiro atribuiu a retração das vendas domésticas ao desaquecimento da economia e à entrada de concorrentes.

No mercado externo, a Petrobras vendeu 1,05 milhão de barris diários, queda de 0,75% sobre o terceiro trimestre do ano passado e de 3% sobre o segundo trimestre deste ano.

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Com isso, as vendas totais de combustíveis da Petrobras, somados os negócios no mercado interno e no exterior, atingiram 3,889 milhões de barris diários, queda de 6,1% sobre o terceiro trimestre do ano passado e de 0,4% sobre o segundo trimestre deste ano.