As vendas nos shopping centers do País totalizaram o montante de R$ 119,5 bilhões em 2012, crescimento de 10,65% em comparação com o desempenho de 2011, de acordo com dados publicados nesta quinta-feira pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Apesar da alta, o resultado ficou abaixo da alta de 12% prevista pela associação.
Na avaliação do presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga, o crescimento do setor de shoppings foi beneficiado pelo baixo índice de desemprego, aumento da massa salarial e da oferta do crédito no ano passado. A Abrasce também informou que o Natal, como de praxe, foi a data comemorativa que mais impulsionou o setor em 2012. No período, as vendas tiveram alta de 15% em relação ao ano anterior.
Em 2012, foram inaugurados 27 shoppings no Pais, totalizando 457 empreendimentos espalhados em 165 cidades. Desse total, 255 shoppings (55%) estão na Região Sudeste. Veiga destacou a expansão no número de shoppings na Região Norte, que chegou a 18 no fim do ano passado. “O crescimento porcentual na Região Norte tem sido maior que no restante no País”, afirmou.