A venda do modelo Corolla, da Toyota, continua suspensa nas concessionárias de Minas Gerais embora a montadora tenha iniciado hoje a primeira fase de recall no Brasil. O Ministério Público de Minas Gerais determinou, no dia 22 de abril, a suspensão do modelo em todo o Estado, por meio de uma decisão administrativa cautelar impetrada pelo promotor Amauri Artimos da Matta.
A assessoria do Fórum Lafayette informou hoje que a decisão está mantida e não há previsão de quando será suspensa. Nas concessionárias da rede em Minas, a informação também é de que não há previsão para a retomada das vendas. “Não estamos vendendo temporariamente o Corolla”, informou a atendente da Kawaii, concessionária de Belo Horizonte.
A Toyota do Brasil e nove revendas mineiras tentaram derrubar a decisão do Ministério Público, mas a suspensão das vendas foi mantida por decisão da juíza Mariângela Meyer Pires Faleiro, titular da 7ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Autarquias, no dia 26.
Uma falha na fixação do tapete, que pode prender no acelerador, chegou a provocar acidentes no Brasil. Denúncias de proprietários foram divulgadas durante uma audiência pública realizada pelo Procon na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, depois que a montadora negou que o problema, registrado em outros países, também tivesse ocorrido no Brasil. A empresa aceitou realizar o recall no Brasil depois de analisar e comprovar o defeito em dois dos casos denunciados na Assembleia de Minas.
A montadora iniciou hoje a primeira fase do recall no País. Os proprietários de veículos produzidos a partir de abril de 2008 serão convocados a levar seus carros às concessionárias em duas etapas. Cerca de 110 mil consumidores brasileiros devem comparecer à rede autorizada.