O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, disse que as vendas do mês passado representaram o segundo melhor janeiro da história, superado apenas pelo de 2008. Ele explica que, levando-se em conta a média diária de vendas, o resultado foi 9,8% superior ao de janeiro de 2008.
Isso porque o mês passado teve 20 dias úteis e janeiro de 2008, 22. “Na verdade, tivemos o melhor mês de janeiro em termos de média diária de vendas.” No mês passado, foram vendidos em média 10.066 carros por dia no País.
Schneider disse hoje que a queda de 27,2% das vendas de veículos no País em janeiro na comparação com dezembro ocorreu de uma forma já esperada pela entidade.
“Sempre há uma queda nas vendas de dezembro para janeiro”, afirmou. Segundo ele, nos últimos dez anos, a redução média de licenciamentos entre dezembro e janeiro foi de 28%. “Estamos dentro dessa média, portanto.”
A inadimplência no setor de vendas de veículos ficou em 4,4% em dezembro de 2009, ante 4,6% em novembro, taxa inferior à inadimplência média dos demais bens (7,8%).
De acordo com Schneider, foi o 6º mês consecutivo de queda para esse indicador. Segundo ele, o estoque de crédito para o setor em dezembro estava em R$ 157,1 bilhões, alta de 0,7% ante novembro. A taxa de juros média para financiamentos no setor em dezembro ficou em 18,4%, queda de 0,2 ponto porcentual ante novembro.