As vendas de veículos novos no mercado brasileiro somaram 3.141.226 unidades em 2009, o que significa uma alta de 11,35% na comparação com 2008, segundo dados divulgados hoje pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Os dados incluem automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus. No ano fechado, considerando apenas automóveis e veículos comerciais leves, as vendas de 3.009.482 unidades representaram uma alta de 12,66% ante 2008. Já a comercialização de caminhões e ônibus, com 131.744 unidades em 2009, mostrou 11,95% de queda em relação ao ano anterior.
Segundo a Fenabrave, em 2009 foram vendidas 1.609.251 motocicletas, o que representa um decréscimo de 16,42% na comparação com o ano anterior. O comércio de implementos rodoviários englobou 40.254 unidades em 2009, o que indica uma baixa de 21,59% ante 2008. Ao levar em conta o desempenho de todos os segmentos analisados pela Fenabrave, o setor automotivo vendeu 4.843.030 unidades em 2009, com 0,13% de queda ante 2008.
Em dezembro, o comércio de veículos subiu 16,41% ante novembro de 2009, para 293.030 unidades. Comparativamente a dezembro de 2008, mês bastante afetado pela crise financeira global, houve um salto de 50,62% nas vendas. Somente levando-se em conta automóveis e comerciais leves, as vendas de 277.944 unidades representaram uma alta de 16,54% em dezembro ante o mês anterior. No confronto com dezembro de 2008, o acréscimo foi de 51,12%. A comercialização de caminhões e ônibus, com 15.086 unidades em dezembro, mostrou avanço de 14,15% na base mensal e de 41,91% ante dezembro de 2008.
Considerando todos os segmentos analisados pela Fenabrave, incluindo motos e implementos rodoviários, as vendas totalizaram 460.617 unidades em dezembro, um avanço de 17,25% ante novembro e de 33,34% no confronto com dezembro de 2008.