As vendas de veículos na China atingiram o recorde de 1,08 milhão de unidades em março, de acordo com a agência estatal de notícias Xinhua News, que cita dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis. Não foi informada uma comparação com o mesmo período do ano passado ou com o mês anterior.
No acumulado do primeiro trimestre deste ano, as vendas totais de veículos na China aumentaram quase 6%, para 2,64 milhões de veículos, ante o mesmo período do ano anterior, de acordo com a Xinhua.
Em outro informe, o jornal chinês China Daily disse que, em março, a comercialização das 14 principais montadoras da China, que representam mais de 90% das vendas totais, atingiram 1,026 milhão de veículos, também um recorde. O diário citou informações de Chen Bin, diretor-geral do Departamento de Indústria, da Comissão de Reforma e Desenvolvimento Nacional, a agência de planejamento econômico da China.
Montadoras
A norte-americana General Motors (GM) e a Mercedes-Benz, marca de luxo da alemã Daimler, informaram que suas vendas bateram recorde na China em março.
A GM informou que suas vendas no país cresceram 24,6% no período para um recorde de 137.004 veículos. As vendas de sua joint venture Shanghai GM, totalizaram 46.054 unidades, enquanto a comercialização de outra joint venture, a SAIC-GM-Wuling Automobile, atingiram 90.784 unidades.
A GM atribui o bom resultado do mês passado à demanda por suas minivans Sunshine e Wuling Rongguang, assim como ao minicarro Spark. “As joint ventures se beneficiaram das políticas preferenciais adotadas pelo governo chinês para veículos para pequenos deslocamentos”, disse a companhia por meio de um comunicado.
A Mercedes-Benz, por sua vez, vendeu 11,8 mil automóveis na China e em Hong Kong no período, o que representa um aumento de 22,6% ante as 9.626 unidades vendidas no mesmo mês do ano passado, de acordo com Trevor Hale, porta-voz da empresa.
Klaus Maier, presidente e executivo-chefe da Mercedes na China, disse que março foi o melhor mês da marca no país. Durante o lançamento do minicarro Smart no país, Maier previu que as vendas totais de veículos na China deverão crescer 6% este ano. O segmento de carros de luxo, afirmou, deve aumentar suas vendas em dois dígitos. As informações são da Dow Jones.