Venda de veículos na China bate recorde em março

As vendas de veículos na China atingiram o recorde de 1,08 milhão de unidades em março, de acordo com a agência estatal de notícias Xinhua News, que cita dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis. Não foi informada uma comparação com o mesmo período do ano passado ou com o mês anterior.

No acumulado do primeiro trimestre deste ano, as vendas totais de veículos na China aumentaram quase 6%, para 2,64 milhões de veículos, ante o mesmo período do ano anterior, de acordo com a Xinhua.

Em outro informe, o jornal chinês China Daily disse que, em março, a comercialização das 14 principais montadoras da China, que representam mais de 90% das vendas totais, atingiram 1,026 milhão de veículos, também um recorde. O diário citou informações de Chen Bin, diretor-geral do Departamento de Indústria, da Comissão de Reforma e Desenvolvimento Nacional, a agência de planejamento econômico da China.

Montadoras

A norte-americana General Motors (GM) e a Mercedes-Benz, marca de luxo da alemã Daimler, informaram que suas vendas bateram recorde na China em março.

A GM informou que suas vendas no país cresceram 24,6% no período para um recorde de 137.004 veículos. As vendas de sua joint venture Shanghai GM, totalizaram 46.054 unidades, enquanto a comercialização de outra joint venture, a SAIC-GM-Wuling Automobile, atingiram 90.784 unidades.

A GM atribui o bom resultado do mês passado à demanda por suas minivans Sunshine e Wuling Rongguang, assim como ao minicarro Spark. “As joint ventures se beneficiaram das políticas preferenciais adotadas pelo governo chinês para veículos para pequenos deslocamentos”, disse a companhia por meio de um comunicado.

A Mercedes-Benz, por sua vez, vendeu 11,8 mil automóveis na China e em Hong Kong no período, o que representa um aumento de 22,6% ante as 9.626 unidades vendidas no mesmo mês do ano passado, de acordo com Trevor Hale, porta-voz da empresa.

Klaus Maier, presidente e executivo-chefe da Mercedes na China, disse que março foi o melhor mês da marca no país. Durante o lançamento do minicarro Smart no país, Maier previu que as vendas totais de veículos na China deverão crescer 6% este ano. O segmento de carros de luxo, afirmou, deve aumentar suas vendas em dois dígitos. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo