Venda de veículos leves cai 3,27%, apura consultoria

As vendas de autos e comerciais leves na primeira quinzena de setembro somaram 136,1 mil unidades, se considerados os negócios de apenas dez dias úteis, segundo dados da Carcon Automotive, a partir de levantamento junto ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O total representa uma queda de 3,27% em relação a igual período de dias úteis de agosto, quando foram vendidos 140,7 mil veículos.

Julian Semple, diretor da Carcon, projeta que setembro termine com cerca de 300 mil carros e comerciais leves emplacados. Se a estimativa se concretizar, setembro terá uma queda de 4% nos emplacamentos sobre agosto, quando foram comercializadas 312,7 mil unidades (mas com um dia útil a mais), e uma alta de 8% sobre setembro 2012, mês que teve dois dias úteis a menos que este mês.

Com isso, na média diária, setembro de 2013 deve ter 14,3 mil veículos emplacados por dia, muito próximo aos 14,2 mil emplacados diariamente em agosto 2013. De acordo com Semple, as previsões apontam ainda para um total de 2,644 milhões de veículos leves emplacados entre janeiro e setembro, queda de 0,8% sobre igual período de 2012, quando 2,667 milhões haviam sido emplacados.

“Porém, em junho, julho e agosto de 2012 houve uma forte antecipação de compras por parte dos clientes, diante do possível término da redução do IPI”, informou o consultor, numa referência à expectativa redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos naquele período de 2012, o que não ocorreu.

A Carcon projeta ainda um crescimento de 1% a 1,4% nas vendas de veículos no País em 2013 sobre 2012. Desde o mês passado a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) deixou de divulgar os dados quinzenais do setor automotivo e informa apenas o total mensal de emplacamentos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna