As vendas de computadores recuaram 20% de janeiro a março deste ano no Brasil. No primeiro trimestre foram comercializados 1,964 milhão de notebooks e desktops, contra 2,4 milhões de unidades no mesmo intervalo do ano passado. Do total, 32% foram vendidos no mercado corporativo e 68% para o consumidor final. Os dados são da consultoria IDC Brasil. Levantamento sobre 2014 já havia apontado retração de 26% na comparação com 2013, com 10,3 milhões de computadores comercializados.
Ainda segundo o estudo IDC Brazil PCs Tracker Q1, do total de equipamentos vendidos no primeiro trimestre de 2015, 804 mil foram desktops, 21% menos que em igual período de 2014; e 1,16 milhão de notebooks, 19% abaixo na mesma comparação.
Essa retração contrariou as expectativas da IDC Brasil, que esperava um número maior de vendas no período. “Esse começo de ano foi muito turbulento e isso impactou diversos setores da economia. Os escândalos de corrupção, a diminuição do crédito e a alta do dólar esfriaram o mercado e foram determinantes para este resultado”, afirma o analista de pesquisas da IDC Brasil, Pedro Hagge, em nota. Entre os motivos para a redução nas vendas, a consultoria aponta ainda queda na confiança da indústria e do consumidor, reajuste de cerca de 15% a 20% nos preços dos computadores e opção por outros dispositivos, como smartphones, na hora da compra.