As vendas de minério de ferro da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) para a China devem atingir 95 milhões de toneladas neste ano, de acordo com estimativas de Chen Xianwen, diretor do departamento de pesquisa de mercado da Associação do Ferro e do Aço da China (CISA, na sigla em inglês). O desempenho representa um acréscimo de 32% – ou 23 milhões de toneladas a mais – em relação ao apurado em 2006.
A Vale, a exemplo das outras duas maiores fornecedoras de minério de ferro do mundo, vai continuar a expandir sua produção nos próximos anos para atender a crescente demanda chinesa, acrescenta Chen.
No final de agosto, a associação liderou uma delegação integrada pelas maiores produtoras de aço do país em visita às três maiores fornecedoras de minério do mundo: a Vale e as australianas BHP Billiton e Rio Tinto.
Segundo estimativas de Chen, a produção total de minério da Vale em 2007 deve variar entre 298 milhões e 300 milhões de toneladas enquanto a da Rio Tinto pode chegar a 180 milhões de toneladas. Para a BHP Billiton, o diretor projeta uma produção próxima de 107 milhões de toneladas neste ano fiscal – sendo que desse total 49% irá para a China. As informações são da Dow Jones.