As vendas de imóveis residenciais usados cresceram 7,2% em julho nos Estados Unidos, em relação ao mês anterior, informou hoje a Associação Nacional dos Corretores de Imóveis (NAR). Esse é o maior aumento em termos porcentuais na comparação mensal em mais de uma década, atingindo a taxa sazonalmente ajustada de 5,24 milhões. Analistas previam aumento de 2,2%, para 5 milhões.
A taxa atingida em julho, a maior em quase dois anos, resulta dos preços mais baixos e da disponibilidade de abatimentos fiscais, que estimularam os compradores. “O mercado de imóveis decididamente virou para melhor”, disse o economista-chefe da NAR, Lawrence Yun.
Em junho, as vendas de imóveis haviam aumentado 3,6%, para 4,89 milhões. Já as vendas de julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, mostram aumento 5,0%. A mediana de preço de um imóvel usado no mês passado foi de US$ 178,4 mil, um resultado 15,1% menor que o de julho de 2008. Os estoques de imóveis eram 7,3% maiores ao final de julho, de 4,09 milhões. Esse nível representa 9,4 meses de oferta ao ritmo de vendas atual. As informações são da Dow Jones.