A venda de Gás Natural Veicular (GNV) no Paraná cresceu 2,84% no período de 2006 a 2010, de acordo com levantamento da Companhia Paranaense de Gás (Compagas). No mesmo período, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o volume de vendas do GNV no mercado nacional teve uma retração de 13,85%.
“A taxa de crescimento representa o desenvolvimento do mercado de GNV no Estado. Podemos considerá-la também como um estímulo para a ampliação deste segmento”, ressalta o diretor-presidente da Compagas, Luciano Pizzatto.
A expansão do mercado GNV é uma das metas da companhia para 2011.
Até o final do ano, a Compagas pretende contar com um total de 40 postos e mais cidades abastecidas com o combustível. “Já estão previstos o abastecimento a mais cinco postos de Curitiba e, até o fim deste mês, um posto em Pinhais deve iniciar a venda do combustível. Também está em estudo a abertura de mais um posto em Ponta Grossa”, informa o gerente do segmento industrial, grandes clientes e GNV da Compagas, Justino Pinho.
Atualmente, a empresa comercializa cerca de 80 mil m³/dia para 35 postos, localizados em seis municípios – 23 em Curitiba, um em Campo Largo, seis em José dos Pinhais, dois em Ponta Grossa, dois em Colombo e um em Paranaguá. Este volume representa 8,3% do total de gás natural distribuído no Paraná.
Vantagens
O GNV é um combustível que apresenta muitas vantagens econômicas e ambientais. Com a alta do preço do etanol, a economia ao usar o GNV aumentou e já ultrapassa os 50% em relação à gasolina e ao álcool, considerando o preço na bomba e também o rendimento (maior nos veículos movidos a gás natural veicular).
O desconto de 60% no IPVA para veículos a gás natural também é um benefício – enquanto os carros abastecidos por gasolina e álcool pagam 2,5% sobre o valor do automóvel, os proprietários de carros com GNV pagam apenas 1%.
Além de econômico, o GNV é um combustível limpo, menos tóxico, mais seguro e impossível de ser adulterado. Os veículos movidos a gás natural emitem até 90% menos gás carbônico que um carro a gasolina. E ficam bi ou tricombustíveis, podendo rodar ou com gás natural ou com os combustíveis originais, bastando para isso apertar um botão próximo ao painel do carro. O GNV também amplia a vida útil do motor, pois ele não deixa resíduos como os demais combustíveis.
Para fazer a instalação do kit GNV, o motorista deve procurar uma oficina credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Os custos para a adaptação variam de R$ 3 mil a R$ 4 mil. Atualmente, no Paraná, existem mais de 29 mil carros movidos com gás natural, de acordo com dados do Detran.