As vendas de etanol continuam crescendo no Brasil e já superam as de gasolina no acumulado do ano até o fim de setembro. Balanço das vendas de combustíveis no País referente ao período, divulgado nesta terça-feira (4) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), aponta que no acumulado do ano até setembro, a diferença entre as vendas de álcool e de gasolina no País já atinge 1,6%, com vantagem para o combustível derivado da cana-de-açúcar.

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Segundo a ANP, foram comercializados nos primeiros nove meses de 2008 14,053 bilhões de litros de álcool ante 10,834 bilhões entre janeiro e setembro de 2007, o que representa um aumento de 29,7%. No mesmo período, as vendas de gasolina – descontado o volume de 25% do álcool anidro adicionado – atingiram 13,831 bilhões de litros, volume praticamente equivalente aos 13,435 bilhões de litros no mesmo período no ano passado.

Ainda de acordo com os dados da ANP, a diferença nas vendas dos dois combustíveis, que dava uma vantagem para o álcool (anidro e hidratado) de 4% sobre a gasolina em agosto, aumentou para 6% no mês de setembro. Sobre setembro de 2007, as vendas de gasolina tiveram uma ligeira queda, de 0,06%, enquanto a comercialização do álcool aumentou 27%.

Do total das vendas de álcool, a maior concentração continua sendo o Estado de São Paulo, com 663,375 milhões de litros comercializados no mês de setembro, quase a metade do total no País.

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Nas vendas de diesel, o combustível mais comercializado do País, o crescimento foi de 9,2% no acumulado do ano até setembro, passando de 30,621 bilhões de litros em igual período de 2007 para 33,464 bilhões de litros entre janeiro e setembro deste ano.

Considerando todos os combustíveis, os dados da ANP apontam para uma venda de 78,498 bilhões de litros entre janeiro e setembro de 2008, sobre 71,62 bilhões de litros no mesmo período em 2007, equivalente a um crescimento de 9,6%.

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