A venda de equipamentos eletrônicos e têxteis já sobe há um mês em decorrência da Copa do Mundo da África do Sul. A previsão é de que o crescimento dos setores seja ainda maior no início de junho, antevéspera dos primeiros jogos da seleção brasileira.
Uma estimativa da Associação Nacional dos Fabricantes de Eletroeletrônicos aponta que haverá venda de 12 milhões de televisores em 2010. O Shopping UOL, que é uma ferramenta de comparação de preços, divulgou que espera um aumento no número de buscas por novos aparelhos de TV de 44% até junho.
O otimismo é unânime para os grandes vendedores de eletrônicos. Os hipermercados BIG apostam em até 40% de crescimento nas vendas de televisores em relação à Copa anterior.
A rede Carrefour superou em 35% a meta inicial traçada para a venda de eletrônicos no mês de abril. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento nas vendas foi de 60%.
As projeções são ainda mais altas para outras empresas. O Condor projeta dobrar as vendas de televisores no período da Copa do Mundo, comparado com o mesmo período de 2009.
Já as redes do Grupo Pão de Açúcar (Extra e Ponto Frio), apostam num crescimento de vendas de 110%. O grupo já antecipou as compras e adiantou 60% do estoque do ano de Tvs para o primeiro semestre, em função da Copa.
Em alguns lugares já faltam televisores de plasma. Um exemplo é a Fnac, que já teve um aumento de 45% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado, e um aumento de 48% em comparação com a última Copa.
“A falta de produtos acontece por que as marcas estão em fase de mudança de linha e as peças, em maioria, são importadas e demoram para chegar”, explica Luis Antônio Victorino, gerente de produtos eletrônicos da loja no Park Shopping Barigui.
Além da venda de televisores, a Fnac aposta na venda do gravador de DVD e já faz a pré venda pelo site dos aparelhos de televisão com tecnologia 3D. O produto será entregue aos clientes a partir de 15 de junho.
A nova tecnologia também passou a ser vendida ontem nas lojas do Ponto Frio. “Todos os jogos serão transmitidos com sinal digital e, por isso, o consumidor busca uma tela maior e com mais definição de imagem”, afirma Wagner Trindade, gerente da loja do Ponto Frio no Park Shopping Barigui. Por esse motivo, os aparelhos mais procurados são as TVs de LCD de 32 e 42 polegadas, na resolução Full HD.
No Ponto Frio em Curitiba, a televisão mais barata é a Panasonic 32 polegadas, a R$1599,00, e a mais cara é a Sony 60 polegadas, a R$8599,00. Ao contrário do que todo mundo pensa, os produtos não estão mais caros por ser véspera de Copa do Mundo. “Houve redução de preços para a copa. Depois do campeonato ou acabam os produtos, ou acaba a promoção e os preços voltam a subir”, explica Luis Antônio.
Têxtil
O sucesso na venda do setor têxtil também já é perceptível. A Havan montou nas 18 lojas um espaço especial com produtos para torcer pelo Brasil, contendo bandeiras, camisetas, toalhas de banho, cornetas e bolas de futebol personalizadas.
Ainda assim, na empresa, o que mais movimenta as vendas são os televisores. Somados aos produtos relacionados à copa, os equipamentos devem representar um aumento de 60% nas vendas. No Carrefour também há 50 itens personalizados para a Copa do Mundo no setor têxtil que são sucesso de vendas.