As vendas de produtos eletroeletrônicos de consumo tiveram um crescimento de 8,55% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos). O presidente da associação, Lourival Kiçula, apontou fatores como a queda no preço dos produtos, redução das taxas de juros e ampliação dos prazos de pagamento, bem como o interesse dos consumidores em renovar os aparelhos, para esse incremento de vendas.
Ele salientou que se verifica um movimento mais forte de recuperação da demanda, favorecido pela melhora no poder aquisitivo e redução nos preços dos eletroeletrônicos. Kiçula acredita que que essa tendência deve se manter ao longo deste ano.
A pesquisa da Eletros mostrou ainda que as vendas de eletroportáteis cresceram 18,44% no primeiro trimestre deste ano. O desempenho mostra uma forte mudança no comportamento do mercado de portáteis, que registrou vendas apenas 2,28% maiores no ano passado e uma queda de 1,83% em 2005. As vendas de liquidificadores foram 23,51% maiores e as de aspiradores de pó, 37,04%.
Na linha branca, o crescimento foi de 11,74% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, puxado pela venda de refrigeradores, que foi 24,17% maior. Outros produtos também tiveram bom desempenho: as lavadoras automáticas cresceram 8,72% em vendas, e as lava-louças, 48%.
A linha de imagem e som registrou modesto crescimento de 2%, depois de bater recordes de vendas em 2006 e 2005 puxada principalmente pelas vendas de televisores. No primeiro trimestre deste ano, as vendas desta linha foram puxadas pelos rádios-gravadores, com incremento de 22,93%, e pelos aparelhos de DVD, que foram 8,53% maiores do que igual período do ano passado. Já os televisores registraram recuo de 6,2%.
